domingo, 12 de setembro de 2010

ESPÍRITO DE LIDERANÇA, VOCÊ TEM?

Virou moda nos currículos, nas entrevistas de emprego, nos anúncios se dizer que se tem espírito de liderança, busca-se alguém com espírito de liderança, mas o que vem a ser isso? O que de fato é ter um espírito de liderança? Porque o que vejo nas pessoas que lideram algumas empresas, que possuem um lugar de destaque, são seres soberbos, carregados de intolerância e brutalidade.
Vejo as pessoas se tornando os seus cargos, vivendo deles e para eles e fazendo disso o seu ideal. Até posso respeitar essa doença crônica de algumas pessoas que não vivem senão for para trabalhar, mas desde que respeitem meu direito de viver do meu prazer, dos meus amigos, do meu tempo livre. Porque o que venho percebendo é uma indignação quando não se quer morrer pelo seu emprego, como se trabalhar as 8 horas pelas quais sou paga fosse um grande absurdo. Preciso informar a todos que estão nesta posição que não estou à venda no mercado de escravos. Ninguém me comprou e por isso não interessa a ninguém o que eu faço da minha vida quando não estou trabalhando, se eu poderia ou não ficar sempre até mais tarde e etc. Independente da posição que ocupamos, ela não pode ser medida pelo tempo a mais que você se dispõe. Somos pagos pela carga horária de 8 horas e elas devem ser cumpridas e respeitadas.
As pessoas não são avaliadas mais pela sua capacidade e desenvoltura em uma determinada posição, mas se sabem superar o outro colega a todo o tempo, se faz a função de mais três pessoas e se consegue se impor com o grito, a brutalidade e a grosseria. O egoísmo se tornou algo tão grandioso nos tempos de hoje que um chefe não quer saber mais se seus empregados e companheiros de trabalho têm suas coisas particulares para resolver, não querem participar de uma conversa amena em um intervalo, tem que ser tudo resolvido no momento solicitado, aos berros, pra ontem. A vontade e os caprichos devem ser atendidos no momento que forem solicitados, porque, afinal, no seu lugar tem uma fila de gente querendo entrar e você precisa mesmo é ser agradecido por estar ali, naquela posição tão privilegiada.
Pessoas gritam com as outras e encaram como se fossem pais de antigamente educando seus filhos e temos mesmo que aceitar só porque são nossos chefes? Temos que nos sentir agradecidos e lisonjeados por sermos explorados e tratados a todo tempo como objetos?
Se for mesmo para ser assim, eu não sei o que será da minha vida profissional daqui pra frente, não sei como vou sobreviver a este mundo porque, definitivamente, eu não nasci para aceitar esse tipo de tratamento e muito menos para executá-lo. Se domar a vida dos outros, usurpar a sua energia for possuir o tão falado espírito de liderança, abro mão dessa qualidade pra quem quiser.
É preciso aprender a respeitar o outro pelo o que ele é, respeitar seu espaço, respeitar a sua vida. O valor de alguém está na qualidade do seu serviço, no talento e não na sua capacidade de se tornar o novo estilo de escravo sugerido pelos novos patrões. A vida é somente uma e o trabalho deve apenas ser um meio para se encontrar a sua felicidade, não um fim.
Pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário