quarta-feira, 27 de outubro de 2010

NOSSA VELHA INFÂNCIA

Vocês já perceberam que existem momentos, situações, cheiros, objetos e pessoas que nos remetem a nossa infância. É aquele momento onde bate uma nostalgia e conseguimos sentir até mesmo o gosto daquele tempo... É um gosto de chuva no campo, aroma de comida no fogão à lenha com uma sensação dos pés tocando a areia molhada. Um despertar de emoções que não dá pra explicar.
Isso acontece quando encontramos aquela amiga de colégio, aquela a quem contávamos nossos mais íntimos segredos e dividíamos inúmeras descobertas. O tempo passou, ela já pode estar casada, com mestrado, doutorado, você trabalhando, com filhos. Mas, no momento em que se encontram, é como se o tempo nunca tivesse passado. A intimidade, os assuntos, os risos, as brincadeiras e piadas são as mesmas. Vem a sensação de que estamos novamente em casa.
Ou quando cruzamos com aquela paquera... O suor nas mãos, o frio na barriga, a risadinha sem graça e as bochechas vermelhas voltam como se nunca tivéssemos deixado de amar aquele rapaz, mesmo quando na verdade já amamos alguns outros e até mesmo constituímos outras histórias. Naquele momento não importa, ele volta a ser o ponto central de sua existência. E é impressionante como que mesmo com os quilos a mais, um pouco careca ou com óculos, talvez, ele não mudou nada... Aos seus olhos, vocês são os mesmos adolescentes e tudo o que ele lhe diz faz o maior sentido. Você consegue se lembrar até mesmo do sabor dos beijos dele, não é mesmo? Lábios quentes, aquele mesmo perfume, abraço apertado. Bate novamente aquele calafrio na espinha. E pronto. Você se dá conta de que um primeiro amor realmente a gente nunca esquece.
E quando encontramos uma comida, um doce, ou um objeto que nos transporta para uma situação específica, um momento marcante na vida que havia ficado pra trás? É como se tivéssemos nos traído durante todo esse tempo, nos escondendo daquilo que sempre esteve ali conosco. É uma sensação de vazio e vontade de começar tudo outra vez. É o ponto exato em que o choro se transforma em sorriso e vice-versa.
Situações como essas e muitas outras retornam a nossas vidas inúmeras vezes, em inúmeras épocas, para nos mostrar e nos lembrar do quão gostoso é viver a vida. Para nos lembrar que pessoas, coisas, situações nos deixam marcas, fazem a nossa história e nos constroem. O que seria de mim agora sem minhas lembranças? Sem meus choros, incertezas, realizações e algumas descobertas? Eu não teria palavras para os meus textos e nem emoções para compartilhar. Porque nostalgia, saudade e história fazem muito bem pro coração. Fazem muito bem pra alma!

Um comentário:

  1. Isso é interessante mesmo!
    E outra coisa. Além dos cheiros que lembram a infância, existem coisas que tinham gosto diferente naquela época. Não vê o miojo? Aquilo era delícia qdo eu era criança.. Agora não tem graça. kkk
    Agora, tem um desodorante... Eu esqueci o nome, mas não poso sentir o cheiro dele que me lembra um ex namorado.. E lembra mesmo. Parece que eu volto ao passado. E olha q esse ex nem mexe comigo mais. Mas a lembrança vem. Loucura..
    bjuuus

    ResponderExcluir