sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

INSEGURANÇA MASCULINA OU APENAS CRUELDADE MÓRBIDA?

Um homem fazer uma mulher sofrer é uma das coisas mais naturais do mundo. Está nas novelas, nos filmes, nos livros, nas conversas de esquina, na vida... Mas quando esse homem se torna um pai e esse sofrimento acontece dentro do seio doméstico, podemos dizer que é um reflexo de sua insegurança masculina ou é meramente mais uma artimanha de sua crueldade mórbida?
Aconteceu recentemente comigo. Meu pai, como em quase todas as histórias familiares, traiu minha mãe com meninas que não chegam a minha idade. A luta pela verdade foi dolorida (homens não assumem suas falhas nem mesmo perante Deus), mas o que se agravou não foi apenas a confissão do erro e a idade prematura das moças. Podemos até mesmo entender suas possíveis causas, aceitar que a vida conjugal tem suas dificuldades e doenças crônicas, mas ele decidiu sair de casa, largou a minha mãe para viver a aventura com elas. Montou casa, adotou os filhos que não eram dele, deu status e brincou de casinha... Tenho que ressaltar que, na sua maioria, elas eram garotas de programa mal-sucedidas, de cidade pequena, que viram nele uma chance de se transformarem em uma Julia Robert, no filme Uma Linda Mulher. A pior delas o levou da minha casa de vez. Fez com que ele deixasse de lado a mim para se dedicar a sua filha recém-nascida, que nem dele é. E, foi nesse momento que comecei a questionar até onde vai a insegurança masculina e começa a sua crueldade pura e simples.
É verdade que meu pai está na idade do lobo, aquela que eles não aceitam estarem ficando velhos e que nem tudo, principalmente AQUILO, não funciona mais como antigamente. Seu filho caçula já terminou a faculdade e está na fase de pegar as meninas, o fazendo lembrar-se de seus velhos tempos e, é nessa idade que os homens então nos mostram que realmente são inseguros e que dependem de opiniões externas pra viver.
É óbvio que eles deixam transparecer suas inseguranças ao longo de toda sua existência e não somente nessa idade. Quantas desculpas eles criam para assumir que realmente querem namorar uma garota, porque afinal de contas: o que os amigos vão pensar deles? Quantas noites mal dormidas ou discussões começadas só porque no dia seguinte eles têm um projeto importante pra apresentar e precisam mostrar o quanto eles são os melhores profissionas? E o medo de ir contra a mãe e ficar de castigo, mesmo que eles já tenham mais de 30 anos? Além, é óbvio, das inúmeras travadas e falta de atitude quando o assunto é sentimento. Culpa das mães? Do sistema? Da genética? De Deus? Sei lá... não estou aqui pra tentar decifrar a origem dessa insegurança. Só sei que mulheres não têm tempo para isso. É verdade que fomos criadas para o mundo, no estilo: já que não nasceu um homem, você precisa se esforçar o triplo pra sobreviver e ser bem-sucedida, se quer o respeito deles. Que, enquanto crescíamos sozinhas já sabendo como sentar-se a mesa, combinar roupas com sapatos, ocasiões, como embalar crianças através de bonecas, nossos irmãos estavam sendo mimados e protegidos por nossas mães, mas não sei se eles ficam moles e inseguros por culpa delas, do sentimento materno ou se por eles passarem maior insegurança, elas os enchem de bolhas e mimos. Só sei que quando eles alcançam a puberdade, se aproveitam do inseguro e se tornam cruéis.
Não digo que meu pai não tenha o direito de viver uma vida somente porque já está ficando velho, mas é de praxe que eles resolvem enlouquecer nessa fase e se acham no direito de exigir compreensão. Ai entra a crueldade, o egoísmo. Eles têm o direito de jogar descarga abaixo tudo o que construímos em família, todos os bens, os valores, o carinho, o respeito, o status, um lar para viver uma aventura porque, afinal de contas, os cabelos brancos chegaram... Mães largam a vida profissional, o cuidado com a própria aparência, a convivência com as amigas por seus filhos e não reclamam, pelo contrário, exaltam isso. Mas os pais não podem deixar de viver uma transa, porque, afinal de contas, o pinto amanhã pode não subir mais e ai, bem... ai todos têm que aceitar porque eles são os bebês que não cresceram e precisam de atenção.... oras, afinal onde está a compaixão e o perdão??? Perdidos no umbigo masculino é que não estão...

3 comentários:

  1. Oi.....
    Bem, eu sou suspeita p falar Ne? Adoro tudo q vc escreve, acho tudo muito claro e objetivo... Sempre te disse isso!
    Posso me colocar no seu lugar e dizer q vc descreveu perfeitamente essa tal idade lobo! E com certeza muitas pessoas q passam ou passaram por isso acham o mesmo!
    Tenho certeza q historias não vão faltar p vc contar Ne?

    Bjim e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, me emocionei sabia?! Sempre soube que você é uma pessoa extremamente inteligente e que escreve muito bem, mas você está se superando cada vez mais! PARABÉNS! Amei ambos os textos, você é fera e tem tudo para alcançar todos os seus objetivos, apesar das vicissitudes que a vida vem te aplicando! Te admiro muito...
    Beijos da sempre amiga, confidente, companheira

    Carol

    ResponderExcluir