domingo, 7 de fevereiro de 2010

RIO 40 GRAUS

O Rio de Janeiro é uma cidade que exala o sexo e o erotismo, seja nas pequenas peças de roupa dos cariocas, seja por seus corpos sarados, pele bronzeada ou mesmo pelas altas temperaturas que sempre marcam os termômetros da capital fluminense. Só sei que quando piso em solo carioca é impossível controlar a onda de calor que vem pelo corpo.
Não sei dizer se essa sexualidade aflorada é um reflexo do calor ou se na verdade a cidade se esquenta devido à alta libido das pessoas. É verdade também que o carioca como um “bom vivant” não se fixa em grandes preocupações e ambições de vida, para ele o trabalho é apenas o meio para se chegar ao prazer. Ele não trabalha pensando em grandes economias e definitivamente também não trabalha pelo simples prazer de trabalhar, como faz um paulista. O trabalho no Rio de Janeiro serve apenas para garantir o chope e o biscoito globo na praia, para dar sustentação às varias atrações noturnas que acontecem diariamente na cidade. O Rio de Janeiro, sem sombras de dúvidas, é uma cidade dos sonhos onde se encontra a diversão, o prazer e a descontração sempre acompanhados por um belo e desconcertante sorriso carioca.
Sou suspeita pra falar dessa cidade que me abraçou por tantos anos e dos seus moradores que sempre me seduzem com seus olhares despreocupados e cheios de malícias, com o gingado do corpo e o toque sempre ousado. Mas, se eu pudesse dar um conselho a todos seria: aprenda a viver como eles. Sem levar a vida tão a sério, sem se prender demais às picuinhas do cotidiano, um carioca se liberta das obrigações morais e se joga na vida como uma criança aproveita suas férias de verão.
Velhos rabugentos são substituídos por “jovens senhores da melhor idade” que fazem caminhadas no calçadão e dividem experiências de vida entre uma água de coco e uma boa ducha gelada nas areias de Copacabana, nos mostrando que é possível envelhecer com qualidade se um dia deixou-se viver intensamente.
O Rio pode até ser por um lado o purgatório da beleza e do caos, como disse a cantora Fernanda Abreu, mas que ele nos seduz e nos vicia ao ponto de nunca mais abandoná-lo, também não podemos negar. É, minha gente, não é só Minas Gerais que quem conhece não esquece jamais, mas entre a bela paisagem e o calor inexplicável que me sobe na nuca, o Rio de Janeiro para mim se tornou mais que um cartão postal, é o local onde me realizo e me deixo levar, onde esqueço o que não se pode fazer e me permito ousar na minha mais profunda vontade e fantasia. É por isso que deixo aqui, aos amigos cariocas, minha sincera homenagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário