sábado, 20 de março de 2010

O MUNDO GIRA

Toda vez que alguém nos faz um mal ou nos abandona ou simplesmente não nos inclui mais em seu mundo, escutamos dos amigos: não se preocupe, o mundo gira. Mas será que gira mesmo?
Será que quando uma pessoa nos abandona, nos joga pra escanteio, não nos quer mais dentro do seu circulo de amizade, ela será amaldiçoada a ter isso de volta? Será mesmo justo que quando uma pessoa resolve ser honesta com o outro e dizer que não sente mais o mesmo que antes, que atitudes, palavras ou mesmo o tempo mudaram seus sentimentos, ela tem que ser a vilã e pagar por isso no final? Ou isso não seria uma desculpa e apoio para os fracos?
Eu não quero acreditar que quando sofro é porque um dia fiz alguém sofrer, se me machucaram agora é porque ontem eu machuquei alguém, quero ser dona das minhas ações e até mesmo do meu sofrimento. Se alguém me fez chorar é porque naquele momento eu quis chorar, é porque naquele momento eu tinha que chorar e não porque a terra é redonda e o mundo gira, não acho que a minha existência seja tão simplista. Quero ser mais complexa que isto. Não é porque ontem, por imaturidade, crueldade ou até sinceridade fiz alguém sofrer que vou ter que pagar na mesma moeda.
Quando me fizeram chorar, sofrer ou me decepcionaram, nunca pedi para que aquela pessoa sentisse o mesmo que eu um dia, porque na verdade ela jamais poderia, o sentimento é só meu (sim, eu sou egoísta até nesse ponto). Não quero que uma pessoa que me fez um bem um dia, mas no outro, por qualquer que seja o motivo, não quis mais, pague por isso e se lembre de mim como o troféu consolação. Se for pra ficar ao meu lado, seja amor, amigo, parente, colega de trabalho ou qualquer outra coisa, que seja por mim e não por medo da vingança da bola.
Eu já fiz pessoas chorarem, já fiz pessoas sofrerem, mas não é por isso que eu choro, que eu sofro com outras pessoas. Cada um é cada um e deixa sua marca e sua história em nossas vidas. Se eu acreditar que chorei hoje com fulano porque ontem fiz ciclano chorar é porque não acredito em indivíduos, porque fulano não é parte de ciclano, são pessoas distintas, com histórias de vida distintas e que me marcaram de maneira distintas. Eu já disse que tenho mania de colecionar pessoas, mas o divertido desse álbum é exatamente que não podem existir figurinhas iguais. Então, se hoje eu chorei por alguém, que bom. É sinal que ainda posso me emocionar por alguém, que nenhuma crueldade ainda tenha abalado minha sensibilidade, mas eu não vou esperar que essa pessoa sofra pra eu ser feliz. Não mesmo. Ela que caminhe pro seu lado que eu tenho muito mais tempo pra pensar em como me reerguer do que esperar a vida derrubá-la.
Quando um ciclo termina é melhor gastar a energia que temos para começar o nosso novo ciclo do que dedicarmos a atrasar o ciclo alheio. O mundo pode até girar, mas não é pra se vingar por mim e sim pra que eu amadureça a cada nova volta.

Um comentário:

  1. Nossa amiga! Amei o texto, mas essa parte final então... Você cada vez mais surpreendente! Parabéns!

    ResponderExcluir