domingo, 28 de março de 2010

O QUE É UM AMIGO?

Amigos, assim como os amores, são difíceis da gente definir. Tem aqueles pra toda hora, que você liga a qualquer momento e te atende, que você aparece na casa dele sem nem bater na porta e que aparecem no seu trabalho, na sua academia, na igreja, em todo lugar, grudados como chiclete. Tem aqueles que você só encontra com hora marcada, que raramente coincidem horários, programas e vontades. Tem aqueles baladeiros, que você só consegue encontrar se for para uma festa ou qualquer diversão. Aqueles de papo cabeça, do momento mais difícil de lidar sozinhos, e tem aqueles que só funcionam no telefone...
Mas, o mais importante não é a categoria em que eles se encaixam, mas saber até onde podemos considerá-los amigos de verdade. Será que aquela pessoa que nem sempre podemos contar, que temos restrições de assuntos, que pensamos muito para decidirmos o que falar, que nem sempre está disponível pra conversar, pode ser considerada realmente amiga? Até onde vai a liberdade de uma amizade?
Uma vez, discutindo com uma amiga um pouco displicente quando o assunto é o outro até onde devemos relevar a falta de atenção e até onde devemos algumas obrigações aos amigos, ela me disse que a verdadeira amizade é aquela em que a pessoa é completamente livre da outra, é quando ela liga porque quer ligar e não porque é uma regra manter contato. Concordei em dado momento, mas depois, refletindo, acho que não concordo integralmente.
É justo que não temos que nos preocupar em manter formalidades com amigos, que podemos dar o cano às vezes e que eles entenderão. Mas acho que, como toda relação baseada no amor, nós devemos ter o cuidado de retribuir aquilo que recebemos, devemos prestar atenção se regamos nossa plantinha com cuidado para que ela continue bonita e fortalecida.
Por que é que quando um namorado deixa de escutar nossas lamentações em momentos difíceis, deixa de nos chamar pra sair, não tem o cuidado de nos convidar para seus programas o taxamos de cruel, mas quando se trata de um amigo, temos que relevar e entender que ele não tem obrigação de nada? Afinal, e aquela frase: tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas?
Acho que não somos grudados, não estamos na adolescência pra andar apenas com um grupo e podemos sim ter amigos para cada tipo de circunstância. Mas, como com todos aqueles que amamos, nós devemos a obrigação de preservar e respeitar. Quando se ama alguém não se pode presumir que a outra pessoa já sabe e pronto, já é demais o seu amor. Precisamos demonstrá-lo e dizê-lo a todo instante possível. Precisamos assegurar ao outro que somos parte dele e que ele é parte do que somos, porque assim como nossas incertezas nos deixam retraídos e confusos, com o outro acontece o mesmo. Precisamos nos dedicar mais ao outro e deixarmos de viver o nosso egoísmo, porque quando dói lá no fundo, não é sozinhos que queremos chorar...

2 comentários:

  1. Hummmm não sei em qual categoria me encaixo, mas pode ter certeza de que te considero uma grande AMIGA e você pode contar comigo sempre ; )

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,

    E eu em qual me encaixo???
    Mas pode contar comigo p qqr coisa e qqr hora... vc sabe ne????

    Bjos

    ResponderExcluir