terça-feira, 6 de abril de 2010

MOMENTO PROFISSIONAL

É preciso ter certeza do que realmente se procura para se encontrar o caminho? Confesso que, desde o dia em que fiz minha inscrição para a faculdade até os dias atuais, não tenho plena convicção de que de fato encontrei meu destino. Passo horas a fio tentando imaginar se sou feliz com a profissão que escolhi, se quero fazer isso o resto da minha vida, mas o que encontro nesses pensamentos é sempre uma enorme incerteza. Será que isso acontece só comigo?
Não vou mentir que quando penso em escrever, pode ser num papel e caneta ou no computador, apenas o ato de escrever, isso já me excita. Sim, a única certeza que sempre tive é que minha vocação está nas palavras, mas e o resto? Tento me imaginar no futuro e não consigo visualizar uma posição profissional ideal, aquela que eu quero alcançar e, com isso, me sinto perdida, bem perdida... Já estou na idade e no momento de saber o que quero e buscar por isso, seja qual caminho for, mas é exatamente essa luta contra o tempo que me desespera. Somos obrigados a respeitar prazos sempre, desde crianças, e não temos nunca o direito da dúvida. Mas até onde todos vocês são tão seguros ao ponto de exigirem isso de mim assim?
Ser jornalista é uma paixão, um desafio, mas a falta de reconhecimento ou até mesmo o destino que tracei não é de fato onde eu sempre quis chegar. Mas os sonhos de menina não podem atrapalhar a felicidade de mulher? O fato de se sonhar conquistando o mundo e sendo uma profissional respeitada e renomada não acaba impedindo a gente de enxergar até onde já chegamos e o que realmente somos?
Tem dias que eu acordo satisfeita ou saio do trabalho orgulhosa do que produzi, mas há outros que dá vontade de chutar o balde e começar tudo de novo, sem medo do que possam pensar ou contestar. Depende do momento, depende do meu temperamento. Mas a dúvida não é o combustível para o prazer? Enquanto eu me questiono, brigo comigo mesmo, não é de fato quando realmente estou vivendo?
São muitas inseguranças quanto ao meu destino, muitos tropeços e questionamentos de minha conduta, mas a pressão que nos fazem e que nos fazemos é o que realmente atrapalha toda a nossa caminhada. Escolhemos muito cedo que caminho tomar e, em dado momento, este caminho se torna sim irreversível. Não porque estamos velhos, não porque estamos menos sábios, mas porque o olhar dos outros e a pressão psicológica já sugaram nossas energias e engoliram nossa perseverança.
Quero ser uma boa profissional, quero dar conta de me manter de pé sozinha, quero conseguir alcançar meus objetivos na bravura e na garra, mas antes de qualquer coisa, eu quero mesmo é ser feliz e encontrar, ficar lado a lado, com a tão sonhada paz. Quero envelhecer sabendo que tenho uma cama quente pra dormir e uma cadeira de balanço para refletir o que vive. Quero olhar pra trás e dizer: valeu à pena ter chegado até aqui! Mas será que consigo?

Um comentário:

  1. Não tenho a menor dúvida de que você consegue amiga...

    Te amo! Amei os dois textos, realmente sua vocação está nas palavras! Tenho orgulho de ser sua amiga...

    AMO!!! Beijos

    ResponderExcluir