domingo, 13 de junho de 2010

E SE EU FRACASSAR?

A fase das descobertas está passando. É tempo de amadurecimento de idéias, tempo de arriscar e colocar as cartas na mesa. A profissão já desvendou seus lados obscuros, o cansaço chegou a me pegar em determinadas curvas e a desilusão do algodão doce de nuvens já se revelou. Não há mais aquela utopia de me ver uma mulher de fibra, decidida, durona e bem sucedida. Na verdade, estou mais insegura e descoberta do que quando tive que fazer a minha opção profissional, aquela pra vida inteira. A Alice está deixando o país das maravilhas.
Chegar perto dos trinta me faz refletir quanto ao que me espera daqui pra frente. Quando serei totalmente independente e competente? Quando poderei me orgulhar de mim mesma? Quando estarei satisfeita com o degrau que alcancei? Vou confessar que idéias, vontades e projetos não me faltam. Mas e se também não for esse o meu caminho? E se eu estiver tentando errado de novo? Ainda terei a chance de recomeçar do zero como farei agora? Não será tarde e um caminho sem voltas? Não será agora um erro que me arrependerei pelo resto da vida? Largar o que é seguro para tentar o incerto faz parte da juventude, faz parte do jeito certo de viver, mas e se eu fracassar?
Não quero me acomodar a infelicidade e nem ter medo do novo. Não nasci para viver no mais ou menos, para acordar com o céu cinza. Quero ter a coragem e a garra para lutar por um emprego, por uma posição, que me dê prazer, que me dê entusiasmo. Não posso acreditar que todo lugar será a mesma mesquinharia, a mesma rotina, porque não sou mulher de rotinas. Sou mulher de dinâmica, de agilidade. Vivo em busca da minha felicidade e não serão conselhos conformistas que me prenderão em um determinado lugar que já não quero mais ficar.
Meu medo não está no tentar, não está nesse tiro no escuro que é viver, mas na possibilidade de não alcançar, na possibilidade de alguém decepcionar. Afinal, eu sei que muitos depositam em mim uma confiança, uma esperança de um futuro que eu não sei se terei capacidade para realizar.
Enfim, eu não tenho a certeza se eu sou aquilo que todos enxergam que eu seja. Não sei se sou digna de tantos elogios, de tantas projeções, de tanto apoio. Porque como um bebê que começa a engatinhar, eu estou apenas tateando e, sem entender bem o que vem pelo caminho, eu posso cair e, então, a pergunta será: Até quando ainda conseguirei levantar?

2 comentários:

  1. Amiga,
    Me identifiquei muito com seu texto e acredito que a grande maioria viverá com essa dúvida eternamente. Afinal, apenas quem não ousa, não receia.
    Tenho uma frase em minha agenda que me dá muito otimismo:" Os homens que tentam fazer algo e falham, são infinitamente melhores do que aqueles que tentam fazer nada e conseguem" (Martyn Lloyd Jones).
    Então, acredito que você está no caminho certo e te desejo todo o sucesso do mundo nessa nova empreitada!!!
    Acredito que as expectativas são um bom sinal da confiança que as pessoas têm em sua capacidade - ninguém confia de graça, você É talentosa caso contrário ninguém esperaria nada (bom) de você!
    É isso, adorei o texto, me fez refletir bastante e deixo aqui uma mensagem (sou cheia delas na minha agenda para me dar um ânimo) que acho a sua cara e reflete este momento do seu texto:
    "Bom mesmo é ir a luta com determinação,
    abraçar a vida com paixão,
    perder com classe e vencer com ousadia,
    porque o mundo pertence a quem se atreve
    e a vida é muito para ser insignificante" desconheço a autoria).
    Bjos,
    Nara.

    ResponderExcluir
  2. Oi Debbynha,

    Bem é estremamente normal essa sua dúvida e incerteza quando se tem que mudar algo na nossa vida, mas olha primeiramente você tem que colocar objetivos, metas e focar no que você realmente quer!
    Tenho uma coisa comigo sabe: é melhor arrepender por ter tentado do que ficar arrependida por não ter feito nada.
    Outra coisa, pode ter certeza que fracassar não é a palavra adequada, pois você não irá perder nada, pelo contrário, você irá ganhar conhecimento, experiência e maturidade.
    Não dê ouvido a nada e nem a ninguem, principalmente familiares...
    Apoie-se completamente em seus pais pois só eles estarão ao seu lado em tudo e pra tudo, tenha certeza disso!!!

    Aff, chega ne? Falei demais...rsrsrsrsr
    Bjim

    ResponderExcluir