domingo, 3 de junho de 2012

SANTO ANTÔNIO TRAZ MARIDO OU CARÊNCIA?


      É impressionante, mas é só chegar junho para as pessoas começarem a se contestar com o Dia dos Namorados, buscarem as imagens de Santo Antônio e recorrerem ao caderninho de simpatia da vovó.  No dia a dia todo mundo se diz autossuficiente. É um tal de “solteiro sim sozinho nunca”;  “não quero me amarrar”; “namorar é pros fracos”;  “melhor dia dos namorados solteiro que carnaval namorando”. Mas é só chegar dia 12 de junho que essas mesmas pessoas começam a se soltar.
O que uma data tem de tão importante para mexer tanto com as pessoas? Na verdade não é a data, mas o que ela simboliza. O dia dos namorados lembra as pessoas que o que elas andam fazendo com os relacionamentos têm consequências graves. Pode ser muito legal sair com os amigos, curtir desmedidamente, ficar com quem quiser e voltar pra casa sem estar preso a ninguém, mas isso é efêmero, é superficial. A felicidade desses momentos é passageira. 
Mesmo que durante a juventude seja importante curtir, a maneira com que temos feito isso pode nos trazer um futuro solitário, porque tentar converter a situação pode se tornar tarde demais. O que tenho visto cada vez mais recorrente são pessoas enxergando pessoas como objetos. Achando bonito se usarem e descartarem, em um mundo onde a reciclagem tem sido moda (irônico não?). Só que por dentro as pessoas ainda são as mesmas, sentem as mesmas necessidades, têm os mesmos receios e, é nessa dualidade que elas se sentem perdidas quando se deparam com o Dia dos Namorados.
Não adianta falar que com você foi diferente, que você não se importou. Porque se você desdenhou, se irritou com as publicações a respeito, com certeza é porque lá por dentro você se incomodou. Só que assumir isso e assumir que gostaria que tudo fosse diferente pode parecer inferior né?! Você pode acabar ficando de fora do grupinho. É por isso que saímos repetindo essas frases como as de cima o tempo todo, para nos convencermos e convencer aos outros que acreditamos nisso.
Mas ai vêm os dias chuvosos, um domingo morno ou o Dia dos Namorados e desmorona tudo, porque mexe por dentro, mexe no fundo e por mais que se negue por fora, incomoda. Pelo menos o seu travesseiro sabe que incomoda.
O que me pergunto é por que fazemos isso com a gente? Por que continuamos agindo assim se está ruim pra todo mundo? Por que as aparências valem mais que o que realmente sentimos? Onde vamos parar?
Se Santo Antônio traz marido ainda, eu não sei... mas, que ele traz carência é fato que sim!


Fotos retiradas do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário