sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

LEALDADE OU FIDELIDADE?

         A lealdade não é o mesmo que fidelidade, ela vai muito além. É como quando estudamos conjunto, lá na matemática do ensino fundamental: um contém; o outro está contido. A fidelidade está contida na lealdade.

            Ser fiel a alguém é não traí-lo com outra pessoa, exige ação, exige contato, exige movimento. Mas ser leal é respeitar o outro em sua totalidade, é se colocar no lugar do outro em cada ação que se irá executar. É se preocupar com o sentimento, com a recepção que terá no outro. Isso vale para qualquer tipo de relação.
Minhas amizades mais sinceras e duradouras são baseadas na lealdade recíproca. Por que é tão fácil se cobrar do amigo e tão fácil receber, mas quando se trata de relacionamento amoroso tudo se complica? Por que se cobrar a lealdade de um parceiro ou parceira soa como cobrança exagerada, chatice ou algo pejorativo? Não deveríamos dar o mesmo peso e sermos leais ao outro em qualquer relação? Não deveríamos acima de tudo sermos leais com nós mesmos e não aceitarmos nada que seja inferior ao sincero?
Relações baseadas na fidelidade se tornam superficiais, frágeis demais, pois ser fiel é só um tópico do todo. A lealdade não cede espaço à mentira, à enganação, à omissão branda (aquela que a gente inventa pra gente mesmo que é para proteger o outro, quando na verdade estamos apenas expondo nossa mais vil covardia). A lealdade é se jogar sem pára-quedas nos braços do outro. É pular de cabeça sem olhar antes se a piscina está cheia ou vazia. É entrega, é confiança. Ser leal é abrir sua vida para o outro sem medo, na certeza que a exposição das suas mais profundas fraquezas serão amparadas com cuidado.

Um relacionamento que alcança a lealdade se torna indestrutível. Em tudo se confia, em tudo se ampara, a individualidade não fica perdida ao ser leal ao outro. Ela é respeitada, pois foi conquistada sem mentiras, sem enganações. Um diz; o outro respeita, entende, escuta e auxilia. Não há sufocamento em uma relação leal, pois se tem a liberdade todos os dias de se escolher estar ali com a outra pessoa.

Mas a lealdade não se dá a todo mundo, somente àqueles que se mostrarem dispostos a estar com você pela vida, do jeito que for. Por isso, me identifiquei com esse conselho:  “Sempre questione onde sua lealdade está. As pessoas que você confia irão esperar por isso, seus maiores inimigos vão desejar isso, e aqueles que você mais estima, vão, sem falhar, abusar disso.”
Tome cuidado com quem segura seu coração, ele é um órgão nobre demais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário