sexta-feira, 7 de maio de 2010

QUANDO O AMOR ACABA

Existe uma fórmula correta a seguir quando o amor de um dos lados acaba? No início é aquela paixão, aquele encantamento e nós nos deixamos envolver, cedemos ao outro e abaixamos nossas armaduras, nos entregamos ao desconhecido, nos deixando conhecer. Abrimos nossas mais profundas inseguranças, acreditando estarmos seguros nos braços de quem amamos. Mas ai ele já não ama mais, encontrou um outro alguém ou se encontrou em outro caminho. E o que fazemos então sem nosso maior refúgio? Como dizer ao nosso coração que acabou pra gente também? Como entrar em sintonia com a solidão novamente sem nos machucar? Enfim, como esquecer tanta paixão?
Se você veio buscar a solução, já aviso que não tenho. Também estou a procura. Mas confesso que já passei por isso e, não sei bem se a palavra certa foi que esqueci, mas do meu jeito, eu segui em frente. Eu chorei, contestei, lutei, quis mil vezes me culpar e encontrar culpados. Questionei, critiquei seus outros relacionamentos, mas não era isso que me preenchia. No final, era só eu e meus soluços naquelas noites escuras. Até o dia em que deixei lado, apenas isso. Não quis esquecer, não quis odiar, não quis mais lutar, apenas guardei na gaveta mais distante das minhas lembranças e segui em frente.
Se eu deixei de amar? Não me comprometam... o menino já é bem convencido! Mas para tentar ajudar, posso dizer que não, não aquele desamor de indiferença ou até mesmo de ódio, onde só a morte do outro seria a solução. Eu cultivo ainda o amor inocente, quase celestial pelas pessoas, ainda quero o bem e poderia mover o mundo para ajudar. Por que sou boa demais? Por que sou boba? Por que ainda tenho esperanças? Não, mas porque sou grata a todos que me construíram e contribuíram no seu tempo para a construção da minha árvore da felicidade. Sim, porque podem ter sido dias, meses, anos, mas com certeza, ele me fez feliz e merece minha admiração e gratidão por isso.
Posso dizer que se ele morresse hoje, eu choraria como uma das mais profundas perdas, porque ele não foi retirado de mim, está naquela gaveta, se lembram? Eu não quero o seu mal, quero apenas o meu bem. E o meu bem é estar com quem queira estar comigo, estar com quem acredite que juntos possamos dividir a vida, que juntos possamos somar e multiplicar e não quem esteja do meu lado só porque eu não deixei de amá-lo ao tempo que ele deixou de me amar. Amor por pena não é amor, é apenas compaixão ou fraqueza. Sei que dói e dói muito uma ausência. Sei que é cruel a despedida bruta e forçada, mas com o passar das lágrimas, eu prefiro assim mesmo. Prefiro porque ainda posso contar com a integridade da minha alma, com a fidelidade do meu coração. Se ainda o amo ou se vou amá-lo o resto da vida? Já não se torna mais o ponto da questão e expor isso aos outros no início é carência, mas depois se torna mais uma ridicularização que quem sofreu ou sofre não precisa passar.
Eu não posso dizer o que acontece depois que um amor acaba, eu não posso ditar o final e nem dizer que você rirá disso com seus futuros netos, mas posso dizer que independente do que quer que esteja sentindo agora, é seu. È um sentimento só seu e que ninguém pode te tirar e tudo que vem do coração, de maneira pura, vem somente pra te acrescentar. Aceite isso, aceite a dor, aceite a lágrima e aceite a superação. Porque não sei a maneira correta, mas tem sempre uma superação. É só procurar. Não é preciso esquecer, só não precisamos lembrar de tanto amor a todo tempo.

Um comentário:

  1. Amiga, que lindo isso... Amei!!! Muito profundo, você tá casa dia se superando mais e mais... me identifiquei com o texto todo!!! : )
    Mais uma vez parabéns....

    Beijão com saudade....

    ResponderExcluir