terça-feira, 4 de janeiro de 2011

DECEPÇÃO NÃO MATA, MAS MACHUCA

Começou um novo ano e com ele novas expectativas, novos sonhos, novos começos. É o tempo de renovação, de abrir o peito para o mundo, como se tudo fosse a primeira vez. Mas não é por isso que vou me esquecer do que passou... pessoas deixaram marcas, deixaram mágoas que eu não quero esquecer e passar a borracha. Quero aprender, absorver o que me ensinaram e seguir com meu caminho, porque ao analisar quem são essas pessoas, o quão pequenas são é o que me dá coragem e a certeza de saber que eu sou realmente muito melhor que todas elas.
Estamos mesmo em uma nova era, onde o outro não importa, onde a amizade se tornou escassa, onde o valor de um abraço e um olhar sincero se tornou alto demais e poucas pessoas se arriscam a pagá-lo. Tempo em que vale mais a efêmera alegria de uma noite de balada do que a felicidade eterna de um amigo ao lado para não fazer nada. Tempo de oportunismo, onde a amizade do outro só nos interessa enquanto ele nos promove algo em troca. Mas mesmo nadando contra maré, mesmo gastando toda a minha energia em ir contra a humanidade, eu ainda não me rendi. Eu ainda quero e faço diferente.
Fui chamada de orgulhosa, cabeça dura, sonhadora, louca, vários nomes para definir essa minha visão de mundo. Parei, refleti, chorei em silêncio tentando enxergar essas definições como defeitos, mas não consegui. Eu prezo pela amizade acima de tudo, defendo a mim e aos meus com a mesma fibra e coragem que Rámses defendeu seu Egito, com o mesmo amor e o mesmo entusiasmo. Queria eu ser apadrinhada pelos mesmos deuses que ele para continuar essa luta que tantas vezes já começa perdida. Não admito traições por menores que elas sejam, porque quem trai a um amigo que lhe preza, trai a si mesmo e não é digno de confiança. Não consigo entender, e não farei esforço para tal, uma pessoa que abre mão ao pedido de um amigo para atender caprichos de estranhos. Não engulo quem usa a frase “eu não quero me meter, não tenho nada com isso”, se o acontecimento envolve um dos seus.
Sou cabeça dura? Sim... Orgulhosa? Muito... Porque isso vem de berço, vem do meu caráter, da minha formação. Sou passional, sou sentimento, sou sincera, sou aquilo que você vê. Cuspo fogo e grito quando não me agrada. Beijo, abraço, choro, dou risadas quando me alegro. Tudo o que sinto se traduz no meu olhar, eu não sei disfarçar. Dou a vida por um amigo, sou fiel acima de qualquer coisa. Mas na minha face só batem uma vez, então aproveite a única oportunidade que terá, se for essa a intenção.
Como dizia Setaou, um dos melhores amigos de Rámses, que confiava nas serpentes, mas jamais nos homens. “Quando um homem ultrapassa certos limites, não pode voltar atrás. O perdão é o álibi dos fracos.”
Eu não sei perdoar, não acho cabível essa palavra porque quando fazemos algo sem intenção, não há necessidade de pedir perdão. Mas quando se tem a intenção já se sabia das conseqüências de certos atos e optou-se por ele mesmo assim, daí não cabe também perdoar.
E é assim, jogando fora pessoas, sentimentos, objetos e fatos, renovando meu estoque de amizades que começo o novo ano. Desanimar??? Nuncaaa. Mesmo que termine a vida somente eu e mais uns dois, eu direi: Valeu a pena, porque eles são de verdade! Feliz Ano Novo!!!

2 comentários:

  1. Podemos tirar duas lições de tudo isso:
    1- Não espere dos outros o mesmo comportamento que VC teria. Pois sempre haverão decepções. Nem todos tem a sensibilidade para com o outro, só olham para si próprios. É o famoso "pimenta no olho dos outros é refresco".
    2- Há vários tipos de amigos. Amigos só de balada. Amigos de faculdade. Amigos para "pedir" conselhos. Amigos para "dar" conselhos. Amigos de verdade.
    Encontrar todos esses amigos numa só pessoa é algo extremamente difícil. Dessa forma, tratemos os mesmos como devem ser tratados. ;)

    Já é um bom começo..
    Beeijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa Deborah,

    lindo como sempre! Gostei demais... E me identifico muita dessas situações!
    Realmente e muito difícil de entender mas essa sua posição e a melhor a ser tomada! Já fiz isso varias vezes e não me arrependo...
    Bem, mas a vida continua e novos amigos sempre encontraremos...
    Mas depois me conta direitinho o que aconteceu....

    Bjos grandes!

    ResponderExcluir