quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A CADA PARADA UMA NOVA BAGAGEM

A cada vez que partimos de um lugar sentimos o medo, a saudade apertar, um desejo do novo, a apreensão pelo desconhecido. Porque quem parte de um lugar sempre chega a outro. Mas o que ficou pra trás não fica onde estava, carregamos sempre na nossa mala de recordações e, com o passar do tempo, ela pesa viu?!
A cada vez que voltamos a um lugar, ele já não é mais o mesmo. É como diz o ditado: não se pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, ele não é mais o mesmo e nem você. Sempre que retornamos, a cidade já não é a mesma, as histórias de vida que se passaram na sua ausência a modificou, as pessoas se modificaram e você com mais experiência também se modificou. Na verdade, cada volta é como se fosse a primeira visita, pois nada mais é igual.
Quantas vezes não voltamos àquele lugar onde tivemos momentos tão maravilhosos? Histórias com pessoas inesquecíveis? E ao tentarmos recuperar tudo que já vivemos ali nos parece tão estranho? Pode tanto se perder a graça como ser ainda mais interessante, mas igual jamais! E quando se trata de pessoas? Quando tentamos retomar um namoro ou uma amizade perdida? Parece que vai dar tudo certo no inicio não é mesmo?
A agitação do recomeço nos deixa sempre inebriadas e com a certeza que dessa vez será melhor. Será como antes com desfecho diferente. Mas ai a pessoa já parece não ser aquela que você conheceu, ela se tornou estranha no corpo de um conhecido (não é pra te aliviar, mas você pra ela também). Pode ser que essa “nova” pessoa te encante mais e vocês se redescubram ainda melhores juntos. Pode ser que ela já não corresponda às suas expectativas e a frustração se torne inevitável, mas eu só posso garantir que aquela pessoa, aquela do passado, independente de como seja de agora em diante, aquela não volta mais.
Por isso, quando deixarmos alguém pra trás, quando precisarmos partir é importante mantê-lo por perto de alguma forma ou aceitar que ele não será mais o mesmo quando voltarmos. Certas estações são mesmo passageiras.
Viemos ao mundo em um imenso trem e, em cada estação que descemos conhecemos gente, sentimos cheiros, experimentamos alimentos, tocamos em objetos, registramos tudo na nossa memória, guardamos as coisas gostosas na mala da recordação e seguimos a viagem. É assim que tem ser, mesmo quando relutamos, mesmo quando adiamos a próxima partida.
Tentar reviver o que ficou pode ser um grande erro, ao nos iludirmos com a possibilidade de sermos os mesmos de antes, adiamos uma nova chegada, um novo destino. E isso com grandes chances de nos decepcionarmos com a possibilidade daquela pessoa não estar mais lá como antes, daquele abraço já não encaixar, daquele perfume ter mudado, daquele objeto ter sido retirado, ter se quebrado. É como chegar em uma estação, mas o trem já ter passado. Perdemos o time, chegamos tarde demais.
Se não deu certo um lugar, uma pessoa, uma estação é possível que não fosse pra ter dado mesmo, era como férias, passageiro, somente para nos enriquecer com experiências, nos marcar e seguir adiante. Quem precisa te acompanhar nessa viagem, quem estará ao seu lado, dá sempre um jeito de ficar. A vida se encarrega de juntar.
Por isso, não relute contra a próxima partida, não adie a viagem. Tem dia que se parte, tem dia que se chega. É sempre assim... cada estação é uma nova história, uma nova parada, mas a única certeza é o trem!


Fotos retiradas do Google

3 comentários:

  1. Aaaaaaai pexuda, que texto lindo! Amei!!! Vou sentir saudades também! Quero que avise SEMPRE que vier pra cá, assim a gente pode marcar de tomar mais "Cosmopolitan" e fofocar bastante! Te desejo toda a sorte do mundo nessa nova "parada"... torço muito por vc e pelo seu sucesso!
    Beijo grande, amiga... estarei sempre aqui!!!

    Marina Castanheira

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo, amiga!!! Claro que avisarei sempre quando estiver em BH e nos encontraremos muitas vezes... não vou sumir não... e pro lançamento do livro, estarei aqui e espero todos vocês!!! BJOSSS

    ResponderExcluir
  3. Finalmente depois de anos esse dia chegouuuu!!! uhuuu
    To feliz q vc vem morar no rio!!! Aqui vc vai ser muito feliz tbm! Vc tem futuro e amigos aqui!! Nunca ficará desamparada! ;)
    Agora larga disso e chega logoooo!!! hehehe
    bjossssss e boa sorte nessa nova empreitada

    ResponderExcluir