segunda-feira, 3 de outubro de 2011

AS INQUIETAÇÕES NOS FAZEM ANDAR PRA FRENTE

Sempre descontente com o rumo que as coisas tomam, sempre buscando mudanças, angustiada, nervosa, se consigo uma coisa aqui já penso naquela que não consegui ainda. Em constante inquietação, uma quase depressão. Esta sou eu e qualquer semelhança com você não é mera coincidência.
Se a vida fosse só felicidade, se somente coisas fáceis aparecessem. Se não tivéssemos adversidades, momentos de dúvidas e superações como poderíamos querer mudar? Como pensaríamos em evoluir? Quando tudo caminha bem a tendência para todos nós é a acomodação, é nos contentarmos com aquilo que já temos. Relaxar os ombros, nos jogarmos na poltrona, pegar o controle remoto e não mais levantar. Belo sonho? Até certo ponto né?
Como férias indeterminadas, passar ai uns bons meses sem um turbilhão de coisas, seria sim até bem quisto. Mas duvido muito que eu e você conseguiríamos viver assim o resto da vida. Aposto um braço que procuraríamos qualquer coisa em nossa mente para nos inquietar, buscaríamos qualquer frustração para sair da inércia. Está em nós essa busca constante pela perfeição, não há como escapar.
O que seriam dos meus textos sem meus problemas? O que seria do meu blog? Porque coisas resolvidas, vidinha feliz até dá algumas páginas, mas não passariam de umas 10. O que me motiva a questionar, me faz contestar, me indignar são meus momentos de fraqueza, meus momentos de dor, minhas dificuldades, meus desamores. A felicidade traz o ar de plenitude e a plenitude não precisa ser compartilhada.
Uma pessoa sem inquietações, sem obstáculos seria um perfeito imbecil. Não teria a grande chance de aprender, não tiraria lições dos seus erros, não aprenderia compaixão nas suas decepções, não saberia o valor de perdoar e ser perdoado. Não cairia em tentações. Ai, as tentações... o mundo seria tão sem graça sem elas. Gosto dos meus acertos, vibro com eles. Curto minhas vitórias, mas admito que nada me faz crescer mais, nada me faz aprender mais do que meu erros, minhas cabeçadas, minhas escolhas equivocadas. Adoro saber que tem um mundo gigante lá fora e quantidades infinitas de possibilidades, que tudo tem 50% de chance de dar certo e 50% de chance de dar errado. E que, como num jogo de xadrez, é preciso se raciocinar muito antes, relembrar dos passos já tomados de maneira equivocada, respirar fundo e só depois decidir que peça mover desta vez. É fantástico saber que pode-se vencer aquela partida ou perder e que é assim com todo mundo. Mas o melhor de tudo, depois vem sempre outra partida, outra chance, outro adversário, outro tabuleiro. Ninguém pode ser o melhor, mas pode-se fazer o melhor, aprender. É isso, a vantagem é ser sempre o aprendiz!
Eu poderia ficar aqui enumerando as vantagens de estar em constante mutação, de dizer que quando penso que quero tal coisa, já mudei de direção sem nem ao menos perceber, mas outro tema já está aqui me perturbando. Outro assunto vem surgindo no meu caminho e eu preciso prosseguir. Afinal, até um chute na bunda faz a gente andar pra frente né?rsss.



Fotos retiradas do Google


Um comentário:

  1. Adorei o texto e me identifiquei demais!
    O nosso crescimento é muito maior nos momentos de dor... na adversidade... nos fracassos. É aí também que melhoramos a habilidade de reconhecer e valorizar nossas conquistas.

    Adorei!

    Carol Q.

    ResponderExcluir