terça-feira, 13 de dezembro de 2011

VOCÊ SE BASTA?

Todos dizem a mesma coisa: tudo que você precisa está dentro de você. Só você é capaz de mudar tudo na sua vida. Ninguém é vital em sua vida que não você. A força para tudo que precisa e deseja está dentro de você. Você se basta. Até mesmo a Oprah diz essas coisas diversas vezes em seu programa. Mas eu não sei até onde tenho essa força. Eu até entendo que não devemos nos vitimizar, nos anular perante o outro. Não devemos entregar a nossa vida nas mãos de outro, porque a vida é só uma e não dá pra desperdiçar. Não podemos permitir que ninguém nos convença que não somos nada, que não vamos a lugar nenhum. Isso nada mais é do que a única arma que um covarde tem de se fazer superior, como ele mesmo não consegue nada, não tem autoestima pra isso, ele usa do poder de te inferiorizar para crescer. A própria história da Oprah já é uma lição de vida, uma superação. Molestada desde criança, ela não se deixou vencer pelas adversidades de uma infância pobre. Negra, marcada pela infância difícil, sem perspectiva nenhuma a sua frente, sem estudos, sem estrutura, ela só pode confiar em si mesma e na força que vinha de dentro dela para crescer e se tornar a mulher mais influente dos EUA. Com certeza ela precisa ser sempre lembrada e usada como espelho, principalmente nos nossos momentos de dúvida. Não interessa o grau da maldade, a intensidade com que tentam nos diminuir. Pode ser um marido que bate em sua esposa submissa, alcoólatra que a diminui e a faz acreditar que sem ele, ela jamais sobreviveria. Mesmo apanhando, ele é sua melhor solução. Pode ser um colega de trabalho, um superior que vê em você uma ameaça e tenta miná-la de todas as formas, diminuindo e fazendo você desacreditar em seu talento. Pode ser um simples deboche de um colega, em uma brincadeira, que a faz se sentir mal, incapaz e a imobilize de continuar sua jornada. Pode ser um estupro, um assassinato, uma violência doméstica. Independente da situação, da maneira com que acontece, com intenção ou não, existirão sempre pessoas que poderão te derrubar, caberá a você permitir ou não. Mas eu sei também que é muito difícil de acreditar a todo tempo em seu potencial, ter a certeza a todo instante que você se basta, que só depende de você para que as coisas aconteçam em sua vida. Principalmente quando coisas que não dependem exclusivamente de nós sucedem e a solução não parece ser tão simples de resolver. Não parece estar somente em nossas mãos. A sensação de impotência e de fracasso como ser humano é quase inevitável. Já me deixei abater várias vezes por duvidar de mim, pois quando eu estava no auge do meu entusiasmo, alguma pessoa vinha e, de alguma forma, diminuía minha auto-confiança. Minando minhas forças, sugando minha energia. Já pensei diversas vezes em cair na minha cama e não levantar mais. Mas é ai que me lembro de histórias marcantes como a da Oprah ou de pessoas menos famosas, mais humildes até, que eu conheço e que deram a volta por cima sempre, como um ato de bravura, como uma demonstração de poder e aí que me dou conta que não posso cair, não é justo comigo me deixar ceder. Problemas maiores que os meus, pessoas menos agraciadas na vida que eu lidam com a superação constantemente, em uma briga diária. Por que teria que me deixar abater? Qual a minha justificativa para ser tão fraca? Por que me sentir castigada por Deus tendo tantas coisas e oportunidades na minha vida? E então, eu me levanto. Lavo meu rosto, visto a minha melhor roupa e vou à luta! Porque a guerra só acaba quando não há mais pelo que lutar!

Fotos retiradas do Google

Um comentário:

  1. boa noite! !! lindo texto acabei de ler.
    Bem isso mesmo rezamos para manter o foco e mesmo destruidas por dentro nao podemos nos dar ao luxo de desistir. ..
    ai levantamos lavamos a cara e bora tentar aprender a se bastar.
    bjus

    ResponderExcluir