quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PERDOAR E SEGUIR EM FRENTE, CONSEGUIMOS TAMANHA SUPERIORIDADE?

Errar todo mundo erra. Te fazer sofrer? Uma hora ou outra todos farão. Mas como aprender a perdoar de fato? Seguir em frente sem ressentimentos, mágoas? Quando as coisas parecem ruins, o mundo desmorona, a culpa é de Deus? De alguém? Ou foi uma escolha sua?


Existem momentos que todos nós contestamos a Deus, é humano. É um emprego que se perde por uma injustiça, uma traição do marido ou namorado que revoluciona toda sua vida. A decepção de uma amiga, fofoca que mancha sua reputação. Nessas horas temos o costume de contestar porque aquilo pode ter acontecido com a gente, o que fizemos para merecer tanta injustiça, tanta ingratidão? Se somos bons cristãos, andamos na linha, rezamos o terço e vamos à missa aos domingo por que tanto castigo? As graças de Deus chegam atrasadas? Ele se esquece de nós?

Quando relutamos contra nossa vida, os acontecimentos e os rumos que as coisas tomaram, nos estagnamos, perdemos a chance de enxergar um novo caminho, que está sempre diante de nós. Sofrimentos servem para nos fazer crescer, entender melhor a natureza das coisas, tirar suas lições e seguir em frente. Esse é o grande segredo da questão. Afinal, Sr. Cristão, se somos criaturas de um Deus, somos moldados por Ele, nada acontece sem o conhecimento Dele e tudo tem um sentido. Quem te enganou que não é na dor que encontramos de fato as graças de Deus? È no sofrimento e na decepção que crescemos e, para nos tornarmos pessoas melhores, só precisamos enxergar que cada queda é um novo passo?

Quando alguém importante demais para deixarmos no passado nos fere, nos decepciona como fazer? Como lidar com aquela traição? Dizer que passou e a cada momento jogar os erros do outro na cara dele como forma de feri-lo de volta é a atitude mais comum, mas acaba envenenando ainda mais aquela relação já abalada e o afastamento definitivo se torna uma questão de tempo. Perdoar não é esquecer, obvio que não, as lembranças ficarão ali, a dor e o aprendizado não podem ser apagados. Perdoar é tomar consciência do que aconteceu, enfrentar de pé, tirar tudo o que se pode aproveitar e seguir em frente. Preencher a bagagem e seguir viagem.

Verdade que se leva tempo, enquanto estiver sangrando não se pode perdoar, ceder ao outro. É importante sim um tempo para digerir o ocorrido, uma reclusão estratégica para se organizar os pensamentos e estancar as feridas, mas reviver a todo instante? Contestar por que não se fez diferente? Por que tal pessoa se permitiu fazer tal atrocidade? Isso já é masoquismo. Fez-se porque se tinha que fazer. Era preciso você e a pessoa passarem por isso juntos, estava no caminho de vocês, foram escolhas tomadas.

Não se pode apagar o passado, rebobinar a fita. A única alternativa então é reescrever o futuro, independente se juntos ou separados, mas buscando sempre a felicidade. Aconteceu? Sim, já aconteceu... então, meu amigo, não adianta se lamentar, o jeito mesmo é pensar em como será de hoje em diante. Só você pode decidir se você será a eterna vítima ou o protagonista da sua história. É hora de tomar as rédeas da sua vida de volta, não?


Fotos retiradas do Google


2 comentários:

  1. Nossa adorei isso!!! Um amigo me disse: quem muito olha pra trás, acaba tropeçando e cai!! É isso mesmo, seguir em frente sempre!

    ResponderExcluir