segunda-feira, 2 de abril de 2012

QUEM TEM MUITO ORGULHO PERDE CORAGEM PARA VIVER

É preciso ter amor próprio, é preciso saber a hora de parar. É preciso se conhecer muito bem e se amar por dentro, mas aquele que se prende em seu orgulho, em seu medo pelo que vão pensar, pelo que vão falar, pelo o que vão julgar, perde grandes oportunidades de viver.


É verdade que muitas vezes, por amar demais ao outro, por querer demais o bem do outro, nós nos esquecemos de dosar o limite e nos perdemos, nos anulamos e isso nos faz sofrer. Mas, ainda assim, eu prefiro pecar pelo excesso que pela falta. Eu prefiro pular de cabeça e só depois verificar se a piscina estava cheia. Porque eu até posso rachar o miolo, quebrar a cabeça e receber uns pontinhos, mas eu pelo menos terei muitas histórias pra contar.

Mas se você tem medo de se entregar. Você primeiramente pensa, repensa, avalia e reavalia mil vezes, busca todas as fórmulas racionais para justificar suas atitudes e só depois de tudo bem arquitetado é que tenta, você perde o melhor da festa, o improviso. Quantas vezes a razão me dizia que aquilo era loucura, era insensato, era lutar contra leões usando plumas, mas eu fui lá, fiz, vivi aquele momento e sobrevivi? Pode ser que dure pouco, pode ser que seja passageiro, mas se não valer para posteridade, valerá para minha história. Acho que eu morreria se me deixasse passar vontade de algo por orgulho ferido, por medo e competição.

É porque o orgulho nada mais é do que uma competição idiota. Eu não abro mão, abra você. Eu que tenho que ser privilegiado, não você. E com tanta bobeira, a vida passa em um rabisco. Porque nessa peça de uma só apresentação se destaca quem esquece o texto e vive o improviso. Deixar de viver, deixar de fazer o que se quer, de seguir suas vontades porque isso seria se rebaixar, seria se diminuir ao outro, seria confessar um sentimento e se colocar nas mãos do outro é de uma bobagem. Por que não assumir os riscos? Por que não se permitir sentir? Se der certo, ótimo. Se não der, recomeça de novo. O que se perde tentando? O que se perde eu não sei, mas quando não se tenta... ai você perde oportunidade, você perde a chance de ser feliz, talvez a única.

Eu conheço tanta gente que faz jogo, faz tipo, que quer o tempo todo transparecer que não se importa, que é superior. Tanta gente que precisa desse sentimento de orgulho intacto para se sentir alguém. Como se ao demonstrar um sentimento, ao se assumir o outro, ao viver sem pensar nas consequências fosse uma fraqueza, fosse coisa de gente despreparada. Quando na verdade é ao contrário. Porque eu posso sim sofrer mais que quem mede suas consequências, racionaliza seus atos, mas eu também não sei o que é me remoer por dentro pensando no que não foi, no que poderia ter sido. Eu não conheço a palavra remorso por não fazer algo. Eu sei o que é cair por não dar certo, mas tenho a mesma garra para levantar e tentar de novo. Eu não sei o que é algo não acontecer por falta de atitude minha. Eu não sei o que é sonhar calado por medo de ser taxada por colegas e amigos de lunática.

Cada um vive a sua maneira e se a sua te faz feliz é o que importa. Mas deixar de fazer o que se quer, deixar pessoas importantes e especiais passarem por sua vida sem fazer nada, por medo do que seus amigos vão pensar, medo se vão julgar ou mesmo medo próprio de sofrer é um desperdício. Viva a seu modo, faça tudo que tem vontade sem pensar no amanhã. Porque passa tão rápido e, às vezes, esperando por momentos grandiosos é que perdemos os melhores, somente porque parecem comuns demais. As coisas passam, pessoas se cansam de esperar, o tempo não para. Por isso, faça sempre sua parte, viva intensamente e erre, erre muito! Os erros são nossos casos mais gostosos de serem contados na velhice! Os erros é que descreverão nossas qualidades e nossa personalidade. Porque depois de tanto erro, tanto tombo, tanto riso, tantos acertos não haverá outro sentimento que expressará melhor tudo que fizemos que o ORGULHO! Orgulho de não ter orgulho!


Fotos retiradas do Google


4 comentários: