domingo, 12 de junho de 2011

DONOS DE SI OU FILHOS DE UM DEUS?

Até onde somos donos do nosso caminho? Até onde podemos dominar nossas escolhas e seguir nossas vontades? Somos mesmos livres e responsáveis por tudo que nos ocorre? Nosso destino está mesmo somente em nossas mãos? Ou somos predestinados a certos acontecimentos? Existe o tempo de Deus? Somos livres ou marionetes de um Ser maior?
Até certo ponto, eu acredito que temos nossas escolhas, seguimos os caminhos que optamos, mas de uma maneira limitada. Existem coisas que não se explicam. Você pode fazer tudo certo para que determinada coisa ocorra na sua vida. Seguir todos os passos, batalhar e tudo se encaminhar para aquilo até que, de repente, algo inesperado acontece e muda todo o rumo da trama. É como um barco em mar aberto, ele tem toda a imensidão do oceano como caminho, seu condutor faz a rota, a escolha do destino, mas se o vento virar, uma tempestade acontecer, é preciso se mudar tudo aquilo que foi planejado, modificar a direção, o funcionamento do barco, virar as velas e com muito mais esforço do que de inicio, realinhar os planos para se alcançar determinado objetivo, o que pode levar até mais tempo do que se previa.
Nossa vida não passa de um barco, talvez navio, mais resistente aos balanços, com maior possibilidade de independência, mas sempre dependendo, de alguma forma, das leis da Mãe Natureza. Não há como ser arrogante e prepotente ao ponto de se julgar totalmente responsável pelo destino que se segue. Quando eu ainda tinha essa dúvida, veio a vida e me provou com acontecimentos inerentes a mim e de uma maneira que eu não podia evitar que as atitudes sim vêem de mim, é preciso do meu esforço para que algo realmente aconteça, mas que nem tudo pelo qual me esforço irá realmente acontecer, não no tempo em que eu desejei que acontecesse. É um emprego que se perde no meio do caminho, uma doença que assola um familiar, um falecimento, qualquer tipo de casualidade que simplesmente modifica toda a sua vida e faz o que era prioridade se tornar secundário.
Precisamos sim ter objetivos, traçar metas, desejarmos, mas não podemos nos frustrar com o não acontecimento e nem podemos às vezes nos culpar porque simplesmente o que modificou aquele desfecho não nos pertencia, não cabia a nós comandar. Dedo de Deus? Acaso? Força da natureza? Destino? Provações pelas quais devemos passar? Não sei ao certo, pode ser uma soma de tudo isso, ou até mesmo tudo isso ser uma coisa só.
Não digo que devamos cruzar os braços e esperar que as coisas aconteçam, como eu disse, para tudo depende do nosso esforço. Para sermos melhores profissionais, melhores pessoas, melhores espíritos, melhores familiares precisamos nos esforçar, traçar os objetivos e ir à luta. Alguns imprevistos é que podem acontecer no meio do caminho e não permitir que ocorra o que determinados para aquele período, mas é exatamente na determinação que faremos a diferença. É como no barco citado acima, teremos que modificar os planos, atrasar a chegada ao objetivo, mas jamais nos entregarmos e nos estilhaçarmos em meio ao oceano.
Não sei ainda se realmente o que é nosso está guardado, sei que não podemos desistir só porque ainda não deu certo. Infortúnios acontecem para nos fazer crescer e para também dar o devido valor que aquele destino final merece! Podemos perder várias batalhas, mas a guerra ainda está longe do fim!!!

2 comentários:

  1. Na minha opinião, nós somos sim responsáveis por tudo o que nos acontece!! tudo de bom e tudo de ruim tbm!
    Temos o nosso livre arbítrio! Deus não interfere em nossas escolhas!
    Eu acredito q ele nos dá um caminho, nós escolhemos se seguimos ou não! e nesse caminho existem as consequencias!!
    Como li uma vez... "há muitos desejos no coração do homem... mas é a vontade de Deus que se realiza"!
    O que depende de nós é a nossa fé!
    Podemos não entender oq nos acontece hoje, mas lá na frente a gente entende! Tudo de encaixa! Sempre foi assim!
    Eu escolhi percorrer o caminho de Deus, eu acredito nele.... então aconteça oq acontecer... eu sei q será bom pra mim pq eu confio nele! Eu tenho fé!!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc em quase tudo... só não acho que podemos escolher tudo. Tem coisas que vc pode fazer de um tudo para acontecer, mas se não for pra vc, não adianta. Pode haver sim algo melhor na frente, mas aquilo que vc tanto queria não. Pq simplesmente não era pra ser. Então, vc não é livre de tudo na sua vida.rsss

    ResponderExcluir