segunda-feira, 27 de junho de 2011

O AMOR É DEMODÊ

Você já disse eu te amo hoje? Tá bom, não hoje só. Tem dito ultimamente? Não estou falando dos seus pais nem dos seus familiares, esse tipo de “eu te amo” é fácil. Você tem dito isso de coração ao seu verdadeiro amor? A pessoa por quem você está apaixonada? Eu confesso que eu não.
Não que eu tenha deixado de sentir, não que isso não sufoque meu peito, mas não sai. Não tenho mais coragem de dizer assim. De tanto levar na cara, recuei. Fiquei receosa quando o assunto é o amor. Dizem que gato escaldado tem medo de água fria né?
Por dentro sou a mesma, com as mesmas esperanças, com a mesma paixão desenfreada, mas aprendi a me conter. Precisei aprender para não ser tão humilhada. Foi-se o tempo em que amar alguém era uma virtude, onde o ser amado se sentia lisonjeado e, se não correspondia, ao menos respeitava as demonstrações de afeto. Hoje quem ama deve esconder que ama. As pessoas fogem assustada com qualquer afeição, qualquer demonstração de sentimento real. Elas querem se sentir descartáveis e descartando.
Estamos em um mundo onde as aparências valem mais que o que temos por dentro. É preferível perder uma pessoa que se gosta a se admitir que se gosta. Amar alguém? Quanta fraqueza não? O amor já é passado, é brega. É preciso passar a impressão de que se é superior ao outro o tempo inteiro. E assim, por falta de coragem de admitir os sentimentos vamos tendo relações com comunicação truncada e a tensão está sempre presente, a cada encontro.
É o querer dizer sem poder dizer. São abraços longos e apertados como se pudesse segurar, por aqueles instantes, a pessoa junto a você. Como se por um momento conseguíssemos ser um só. São olhares perturbadores, inquietos como se eles denunciassem tudo aquilo que é preciso negar. É a explosão do corpo extravasando o que as palavras não podem revelar. Por alguns momentos nos deixamos sentir e viver o que gostaríamos de pedir ao outro para o resto da vida. Mas passado o entusiasmo, passada a saudade, é hora de se recompor. É como de repente entrar em um freezer. O outro se fecha em seu mundo, se enclausura em seu silêncio e se prende na superioridade de sua solidão. Sim, a partir daquele momento ele se basta novamente. Tudo aquilo que você sentiu acima? Não passou de um momento ou até de uma ilusão sua. Quem irá te garantir que não?
E, para garantir sua dignidade, para garantir até mesmo que se possa ter outros pequenos momentos com seu amor, seu secreto amor, você também precisa manter a mesma postura. É um pra lá e outro pra cá. Ai saem os dois ressentidos, os dois com o mesmo sentimento de perda, de dor, de despedida. Mas de cabeça erguida, afinal, ninguém se entregou ao pequeno detalhe que é o amor, ninguém se colocou inferior.
Mas até quando? Até quando se consegue viver assim? Até que momento vale a pena ceder ao outro assim? É possível conviver e esconder o sofrimento que esse tipo de relacionamento causa por muito tempo? Aonde ele irá nos levar? Será que existe um futuro para ambos? Será que em algum momento algum deles se rende e se entrega ao outro pedindo pra ficar? Ou será que eles se afastam depois de se causarem tanta dor, tanto sofrimento a ambos e a si mesmos? Será que o tempo pro amor realmente acabou? E o que eu faço com esse meu coração então que insiste em ser retrô?

2 comentários:

  1. Vc é aquela eterna ultima romantica!!! rs
    Olha eu acho q o amor saiu de moda!! tem muita gente ai com medo dele sabe!! rs
    Eu acho o sentimento bonito... eu o sinto apenas pela minha familia, amigos e por Deus....
    Mas por um homem....
    Eu nao sei sabe... é como se esse tipo de amor possa acabar a qlq instante e machucar!!
    Aliais é essa a ideia q muita gente tem!!!
    Mas vou te confessar uma coisa.... mesmo eu tendo essa opinião... eu sou curiosa a respeito dele!! eu até gostaria de ver como é esse tal amor!! como é sentir borboletas no estomago? rs
    Será q vale a pena??? Só pagando pra ver né?

    ResponderExcluir
  2. Mas não é pq pode doer, machucar que se deve desistir de tentar... isso é covardia. Se vc não sair do lugar, arriscar, tentar descobrir como irá encontrar??? A vitória só aparece pra quem vai a luta e é melhor amar alguem e nao ser amado do que o contrário. Ser o lado vazio da história é que deve ser muito triste...

    ResponderExcluir