sexta-feira, 8 de julho de 2011

SERIA BOM SIM RECEBER ALGO EM TROCA, NÃO SOU HIPÓCRITA!


As pessoas têm a estranha mania de achar que podem receber amor, carinho, atenção, atos de amizade, esforços sem oferecer nada em troca. Alguém muito egoísta ou com propensão ao sofrimento saiu espalhando essa idéia de que é bonito fazer tudo pelas pessoas e não se esperar nada de retorno. Pode até ser bonito, mas não tenho a menor vocação pra Madre Tereza, sorry! Quando eu dou, eu espero sim algo em troca, não precisa ser na mesma moeda, só a gratidão já seria de bom grado.
Tudo bem que uma amizade, nem qualquer outro tipo de relacionamento, pode ser fundada na obrigação. Ninguém tem a obrigação de agir como queremos para uma relação dar certo, com certeza isso estaria fadado ao fracasso. Mas esse argumento de falta de obrigações passa a estranha idéia para as pessoas que elas podem ser egoístas e ingratas e que quem as ama deve aceitá-las assim como elas são. O que também leva a relação para o caminho do fim. A única pessoa que te aceita como você é, sem o menor esforço para tal, é sua mãe, queridinha... o resto a gente tem que batalhar cada dia para conquistar e reconquistar. É como a plantinha, regue todos os dias, dê atenção ou ela morre. Simples assim.
Sofro muito quando me deparo em momentos difíceis e os amigos somem. Ou quando eles não têm “tempo” porque o namorado/marido demanda do seu tempo, além é claro do trabalho. Ou até mesmo quando eles marcam alguma coisa e simplesmente furam porque surgiu algo mais interessante, mais importante no caminho. Eu não sei dividir amizades. Não tenho amigo de balada, amigo de confidências, amigo dos momentos bons, amigos de estudo, amigos ocasionais. Comigo é pra qualquer momento ou nenhum. Mas com isso a lista só vem diminuindo e a decepção aumentando.
Não digo que deva ser como no colégio, sempre grudados, sempre disponíveis, inseparáveis. Cada um tem seus afazeres, suas obrigações, seus momentos íntimos que devem ser respeitados e são até saudáveis para uma boa amizade. Senão de onde sairiam as novidades e as horas no telefone para contar as fofocas? Mas é preciso saber dividir, saber se fazer presente quando o outro precisa. Ter a sensibilidade para descobrir quando um momento é realmente importante para aquele amigo, quando ele realmente precisa de você ao lado e nada no mundo pode passar a frente disso. Ele não precisa pedir, ele não precisa te interromper. Um bom amigo sabe a hora que o outro precisa e naturalmente já se posiciona ao seu lado. O outro até entenderia sua ausência se você explicasse, mas você mesmo não quer ficar longe dele naquele momento. Isso é a amizade verdadeira. A amizade que vem sendo perdida com o egocentrismo cada vez maior das pessoas.
É muito fácil dizer que se é mais livre, mais independente, que não gosta muito e não se liga no momento melação, mas se você parar pra pensar vai perceber que naquele momento de carência, nada substitui a imagem daquele verdadeiro amigo ao seu lado.
O valor da amizade tem sido perdido. Amigos de infância têm hoje o significado de, ou é obrigado a te aturar na correria, aceitar as migalhas do seu tempo disponível, ou fica bem só ali, no seu álbum de fotografias. Não se cultiva mais o amigo. Ele passou a ser descartável. Enquanto rende vantagens, ele é seu amigo. Passou a precisar de você, a pedir algo, já se tornou um mala, dramático, sensível demais, cheio de nhenhenhê. Chato demais!
Sei que às vezes sou intransigente, exigente demais comigo e com os que me cercam, mas pra mim amizade deve ser verdadeira e desmedida, não dá pra dividir em classes, não faz parte de uma profissão. Se eu aceitar migalhas de um amigo, tenho q aceitar também dos relacionamentos amorosos, por que qual seria a diferença? Por que um teria privilégios sobre o outro? Se eu não posso me diminuir e aceitar qualquer coisa de um homem, posso muito menos aceitar essa atitude de quem se julga meu amigo.
Se vou acabar sozinha? Pode ser.... mas como diz o ditado: antes só que mal acompanhada!
Eu amo meus amigos, faço tudo por eles, mas até o ponto que vejo que a recíproca é verdadeira. Não da pra ser amiga de quem não é amiga por você, entende?

2 comentários: