sábado, 16 de julho de 2011

O DESPREZO É O NOVO PRETINHO BÁSICO


Não sei se vocês já perceberam ou se é minha sensibilidade canceriana que está falando mais alto, mas o que venho notando no cotidiano entre as pessoas é um profundo desprezo umas pelas outras. É como se o outro tivesse se tornado um objeto pertencente ao meio ambiente e tudo que ele faça não passe de uma obrigação. Não devemos nada pra ninguém.
Desprezamos o bom dia do porteiro gentil que nos abre a porta do elevador todos os dias. Desprezamos o sorriso da atendente da padaria ou do supermercado e, muitas vezes, não apenas desprezamo-la, como retrucamos algo malcriado pela demora no atendimento. Desprezamos um recado anotado no trabalho. Desprezamos a presença de moradores de rua em todos os trajetos que fazemos e só nos lembramos deles quando na verdade eles berram sua presença com uma agressão qualquer. Porque sim, é neles que o nosso desprezo abre mais feridas. Desprezamos a atenção desmedida dos nossos pais, a cumplicidade dos nossos irmãos e a fidelidade dos nossos amigos.
Chegamos a um ponto de egoísmo tão grande que simplesmente nem nos damos conta desses momentos corriqueiros, dessas pequenas atitudes do dia a dia. Sentimo-nos superiores aos outros. Não admitimos ser tratados assim, nos fere, nos magoa, nos causa frustração e raiva, mas temos esse tratamento o tempo todo com os demais e julgamos ser normal, fruto da correria da atualidade. Alguns irão além, jogarão a culpa no capitalismo. Sim, na busca desenfreada em ganhar dinheiro, cada vez com menos tempo para uma vida pessoal, as pessoas têm se ignorado e ignorado a presença do outro com naturalidade. É como diz o ditado: Os fins justificam os meios.
Mas um sistema não tem tanto poder sobre nós como nós mesmos. É medíocre demais, é pequeno demais jogar a culpa de nosso egoísmo no outro, no sistema, na correria ou até mesmo na política. Somos culpados pelo que fazemos a nós mesmo, somos os únicos culpados pelo o que fazemos com os outros.
É verdade que essas atitudes ficam mais escancaradas quando se trata de um relacionamento a dois, quando um homem despreza uma mulher, ou vice-versa, é que percebemos os efeitos que isso nos traz e nos indignamos. Nesse momento essa atitude vira algo alienígena.
Se o namorado de uma amiga desprezar uma demonstração de afeto dela, declaramos guerra ao individuo e juramos retaliação. Como pode alguém ser tão insensível, machista, egoísta e grosso ao ponto de desdenhar, passar por cima dos sentimentos de alguém? Como alguém pode rebaixar assim nossa amiga a um objeto? Como ele pode achar que ela é menos que ele e que por isso já deve ficar bastante satisfeita em estar na presença dele? Desfrutar dos momentos preciosos que é a vida dele? Ele não merece a ninguém, merece ficar sozinho com o carrinho dele, com o empreguinho dele e o apartamentinho dele não é verdade?
Não, não é. Obvio que o namoradinho da nossa amiga não tem o direito de fazer isso com ela, mas nós também não temos direito de fazer isso com os outros. Nossa diarista, nosso porteiro, o trocador do ônibus, a atendente da loja não é menos importante que seu namorado, marido e afins. Quando nos fazem uma gentileza não é por obrigação, não é porque somos mais bonitos, mais ricos, mais inteligentes. É meramente educação, gentileza, bom tratamento e que merece sim uma retribuição a altura. Nos lembramos de carinho, amor, gratidão e respeito só com nossos relacionamentos amorosos, damos importância apenas a isso e nos esquecemos que somos rodeamos por amores bem maiores que este. Gentileza gera gentileza. E o amor vem pra quem o merece. Pense nisso!
Fotos retiradas do Google

2 comentários:

  1. E como ja dizia o ditado: "É dando que se recebe."
    Devemos sempre tratar os outros como nós gostariamos de sermos tratados!
    Gentileza gera gentileza!!!
    Não custa nada sermos educados né?
    Gostei muito do seu texto, pra variar ne?
    Tu é o cara!!! rsrsrs
    bjundas

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a cara!!!kkkkkkkkk. Valeu, amiga... mas Livia gostosa eh um nick meio estranho não?kkkk. Isso não é chat da uol.rssss

    ResponderExcluir